RAIMUNDO CRUZ
( Minas Gerais – Brasil )
|
CRUZ, Raimundo. Rimas esquecidas. Sonetos. Belo Horizonte, MG: 1963. 16 X 23,5 cm.
Ex. bibl. Antonio Miranda, doação do livreiro José Jorge Leite de Brito.
(...) “Agora, colocando nas mãos de amigos de colegas de estudos “RIMAS ESQUECIDAS”, coletânea de inexpressivos sonetos, compostos, quase todos, também nos bons tempos de ginásio, outra explicação se impõe:
se orador nunca o fomos, poeta, então, muito menos. Nossos versos, além de serem considerados hoje, pelos modernistas, anacrônicos e até ridículos, porque rimados e metrificados, ainda carecem da sublime mensagem do verdadeiro poeta de que nos fala Platão. Fizemo-los com sofrimento e, às vezes — por que não dizê-lo? — com pinga na cabeça, abandonado da esquiva Musa, sob a tortura da busca de ritmos e das rimas, quando, noite alta, o silêncio caía no quarto da pensão, ou quando, lá na Praça Raul Soares, rompíamos a madrugada, indo e vindo, girogirando entre os jardins, como fantasma, em colóquios românticos com a lua, enquanto o curiango cortava os ares em seus serenos e prolongados revoos.
Este livrinho, relicário de doces evocações de uma quadra penosa de nossa vida, para muitos vem apenas confirmar o adágio de que “de poeta e louco todos nós temos um pouco”. (...) Raimundo Cruz.
|
|
*
VEJA e LEIA outros poetas de MINAS GERAIS em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/minas_gerais/minas_gerais.html
Página publicada e republicada em fevereiro de 2022
|